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Destaque

Primeiras orientações sobre o regime de ensino não presencial (modalidade de E@D) a iniciar a 8 de fevereiro

Detalhes
Escrito por Administrator
Atualizado em 02 fevereiro 2021

 Ex.mo(a) Sr.(ª) Encarregado(a) de Educação

 

 No seguimento da decisão do governo relativa ao reinício das atividades letivas agendado para 8 de fevereiro e em regime de ensino não presencial (E@D), a direção do Agrupamento informa o seguinte:

 

1.º Os horários das turmas e dos respetivos alunos

 a) Os horários de E@D foram enviados aos alunos pela direção, via correio eletrónico institucional.

b) A carga horária semanal destinada a cada disciplina é a que vigora desde o início do ano letivo. Assim, no E@D, as atividades síncronas e assíncronas desenvolver-se-ão no horário destinado a cada disciplina. 

c) No E@D, 70% da carga horária semanal corresponde a atividades síncronas e 30% a atividades assíncronas ou trabalho autónomo dos alunos.

d) A carga horária semanal correspondente às atividades síncronas decorrerá por videoconferência (pelo menos 50% do tempo) ou através de outras formas de comunicação síncrona (tempo restante). 

e) As aulas estão definidas em tempos de 42 minutos para o 1.º ciclo e de 35 minutos para o 2.º e 3.º ciclos; o restante tempo será para trabalho autónomo dos alunos.

f) As aulas sinalizadas nos horários semanais a vermelho correspondem a aulas por videoconferência semanais (Google Meet e com registo de presença dos alunos).

g) As aulas sinalizadas a laranja ou verde correspondem a aulas por videoconferência quinzenais, com alternância já definida e indicada no horário (Google Meet e com registo de presença dos alunos).

h) As aulas sinalizadas a branco correspondem a aulas com outras atividades síncronas nas quais o professor deve estar disponível para apoiar os alunos.

i) As atividades do E@D seguirão as respetivas planificações aprovadas no início do ano letivo.

 

2.º Plataformas e ferramentas de comunicação previstas para o regime de ensino não presencial

 De acordo com o nosso Plano de Ensino e Aprendizagem aprovado no início do ano letivo, devem ser adotadas as medidas definidas no ponto 7.2, “Meios de comunicação oficial entre docentes e alunos em regime não presencial”, onde se refere o seguinte: 

- Plataforma INOVAR CONSULTA, Google Forms e Meet (Hangouts), e-mail institucional (@aejoaodemeira.pt) e outras plataformas correspondentes aos manuais escolares adotados.

 A plataforma INOVAR CONSULTA continuará a ser o espaço privilegiado para o registo de todas as atividades de E@D. Através da mesma todos os alunos poderão consultar as orientações/planos necessários para o acompanhamento e desenvolvimento de todas as atividades síncronas e assíncronas.

 

3.º Medidas de apoio a grupos de exceção

 De acordo com as “Orientações para a organização do ano letivo 2020/2021”, o Agrupamento identificará os alunos, que mesmo vigorando o regime de ensino não presencial poderão, excecionalmente, frequentar as atividades letivas em regime de ensino presencial. Os professores titulares de turma /diretores de turma contactarão os respetivos encarregados de educação para definir as condições de acolhimento dos alunos na escola.

 

4.º Empréstimo de equipamentos tecnológicos

 O Agrupamento tem feito um enorme esforço na aquisição de novos equipamentos tecnológicos que agora disponibilizará aos alunos com necessidades irremediáveis. Terão prioridade no empréstimo todos os alunos carenciados que beneficiam de apoio da Ação Social Escolar. Apesar do esforço referido, constata-se que os equipamentos a disponibilizar são escassos e apenas servirão um número reduzido de alunos. A direção já fez o levantamento dos equipamentos disponíveis para empréstimo e o levantamento de necessidades declarado pelos Encarregados de Educação no ato de matrícula. Esta informação será partilhada com os professores titulares de turma / diretores de turma a fim de apurar os casos de maior necessidade de apoio consentâneo com a realidade atual das famílias dos nossos alunos. O empréstimo dos equipamentos tecnológicos será feito a partir do dia 4 de fevereiro.

 Estas informações poderão ser complementadas com outras informações que sejam clarificadoras destes pontos ou de novas situações não referidas.

 Com os melhores cumprimentos,

 

Guimarães, 01 de fevereiro de 2021.

A Diretora

Manuela Ferreira

Eleições para a Associação de Estudantes - Listas candidatas validadas

Detalhes
Escrito por Administrator
Atualizado em 21 janeiro 2021

Listas Candidatas Validadas

A comissão eleitoral informa que foram validadas três listas designadas por lista P, lista R e lista X. A constituição das listas e os programas de intervenção podem ser consultados nas ligações abaixo:

- Lista P;

- Lista R;

- Lista X.

No dia 21 de janeiro, (quinta-feira), às 10h00, realizar-se-á um debate entre os representantes das listas, coordenado pelo Prof. António Pinto e transmitido por videoconferência.

 

Guimarães, 19 de janeiro de 2021.

O Coordenador da Comissão Eleitoral

Prof. Rogério Rodrigues

 

Processo Eleitoral para a Associação de Estudantes de 2020/2021

Detalhes
Escrito por Administrator
Atualizado em 11 janeiro 2021

PROCESSO ELEITORAL PARA OS ÓRGÃOS DA

               ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA EB 2/3 PROF. JOÃO DE MEIRA

                 ANO LETIVO 2020/ 2021

              CONVOCATÓRIA

A Comissão Eleitoral da Associação de Estudantes (CEAE) convoca a Assembleia Eleitoral (todos os alunos matriculados nesta escola) para a eleição dos Órgãos da Associação de Estudantes da Escola EB 2/3 João de Meira. O processo eleitoral terá início na semana de 11 a 15 de janeiro de 2021.

 

Documentação realativa ao processo eleitoral: 

- Esclarecementos sobre a formação de listas;

- Estatutos da Associação de Estudantes;

- Calendarização do Processo Eleitoral – JANEIRO 2021;

- Documentos para o processo candidatura.

 

Guimarães, 11 de janeiro de 2021.

A Comissão Eleitoral da Associação de Estudantes

Presidente: Mariana Mena (9ºE)

Vice-Presidente: Leonor Mendes (9ºE)

1º Vogal: Inês Bessa (9ºE)

2º Vogal: Maria Carolina Salgado (9ºE)

3º Vogal: Ana Moura (9ºE)

Ementa do mês de janeiro para as cantinas escolares do Jardim de Infância e 1.º Ciclo

Detalhes
Escrito por Administrator
Atualizado em 05 janeiro 2021

Para os devidos efeitos, e no cumprimento do preceituado no artigo 6.º do Regulamento Municipal dos Refeitórios Escolares dos Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho de Guimarães, publica-se o plano de ementas para o mês de janeiro, dos refeitórios concessionados a empresa de restauração.

Mês de janeiro(04/01 a 29/01) - AQUI .

Guimarães, 5 de janeiro de 2020.

COVID-19 - Atuação no âmbito do plano de contingência

Detalhes
Escrito por Administrator
Atualizado em 21 dezembro 2020

covid 19

Ex.mo(a) Sr.(ª) Encarregado(a) de Educação

 

Logo que tenha conhecimento que o seu educando contactou com um caso positivo para a COVID-19, deve de imediato contactar a autoridade de saúde e mantenha-o em casa. A partir daí só enviará o seu educando para a escola com a devida autorização da delegação de saúde ou clínico que acompanha o estudo epidemiológico. Nestas situações deve permanecer em casa a vigiar os sintomas durante 14 dias após o último contacto com caso positivo.

Contactos úteis:

● SNS 24: 808 24 24 24 (24 horas por dia)
● Ponto Focal na Escola - António Bessa- 253 516 914
● Delegado de Saúde de Guimarães- 253 515 124
● Unidade de Saúde pública do Alto Ave- 253 520 710 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
● Hospital de Guimarães- Tel. 253 540 330 / email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
● Centro de Saúde da Amorosa- 253 421 340
● Centro se Saúde de Urgezes- USF Vimaranes- 253 520 710
● Bombeiros- 253 515 444
● PSP- 253 531 334
● GNR- 253 422 570
● Polícia Municipal- 253 421 222
● Câmara Municipal de Guimarães, 253 421 200
● Direção de Serviços Região Norte DGEstE-DRSN- 225 191 900

Guimarães, 22 de outubro de 2020.

A Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde

Ângela Martinha Rodrigues

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