Ex.mo(a) Sr.(ª) Encarregado(a) de Educação

Caro(a) Aluno(a)

 

Serve a presente para vos dar a conhecer mensagem da Sr.ª Delegada de Saúde.

 

A evolução da pandemia em Portugal, com o surgimento de novas variantes do vírus da COVID-19, associadas a maior contagiosidade, inclusive em estabelecimentos de educação e ensino e ATL, implicou uma alteração nas normas e recomendações a nível nacional, com medidas adicionais, para evitar a disseminação nas comunidades educativas.

Assim, perante um caso de COVID-19, sintomático ou assintomático, está indicada a testagem de todos os seus contactos, de alto e de baixo risco, logo que possível. O que poderá ser efetuado, se possível, para mais celeridade e redução dos custos educacionais, laborais e económicos, com recurso a testes rápidos nas escolas (testes de deteção do antigénio, com colheita de secreções nasofaríngeas por zaragatoa).

Se necessário, de acordo com a evolução e contexto local, a testagem e isolamento poderá mesmo ser alargada aos coabitantes dos docentes, profissionais não docentes, crianças e alunos, por determinação da Autoridade de Saúde.

A capacidade de controlar a disseminação do vírus nas escolas implica um efetivo rastreio e diagnóstico de contactos, com testagem em larga escala, isolamento rigoroso dos casos e dos seus contactos.

Solicitamos que informe por escrito a escola logo que possível, caso recuse, ou tenha alguma ressalva, à colheita ou testagem referida, de pesquisa de material do vírus da COVID-19, SARS-CoV-2, por teste rápido de antigénio ou por amplificação de ácidos nucleicos, em amostra da nasofaringe colhida por zaragatoa.

Recusas ou impossibilidades de testagem atempada, poderão implicar medidas de prevenção adicionais, para evitar a disseminação do vírus em contexto escolar, por eventuais casos não diagnosticados, incluindo de maior distanciamento ou de isolamento profilático, segundo o determinado pela Autoridade de Saúde.

 

Anexo I - Contacto de ALTO RISCO

Anexo II - Contacto de BAIXO RISCO

 

Cumprimentos,

Helena Beatriz

Assistente Graduada, Médica de Saúde Pública  

Delegada de Saúde do ACES do Alto Ave - Guimarães / Vizela / Terras de Basto

UNIDADE DE SAÚDE PÚBLICA 
AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE DO ALTO AVE 
ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO NORTE, I.P. 

Rua Francisco Fernandes Guimarães, Urgezes

4810-503 Guimarães, PORTUGAL

Guimarães, 16 de abril de 2021.

A Direção