Os manuais escolares gratuitos para alunos do 1.º ao 6.º ano, sejam eles novos ou até mesmo usados,  já começaram a ser distribuídos.

Para tal os encarregados de educação só têm de se inscrever na plataforma “MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos”.

 

MEGA 00

Registo dos Encarregados de Educação

Para beneficiar da entrega gratuita de manuais escolares os encarregados de educação terão de registar-se na plataforma MEGA.

No momento do seu primeiro acesso será pedida a confirmação do seu número de contribuinte, sendo obrigatório os encarregados de educação terem consigo os seus dados de acessos ao Portal das Finanças para que seja efetuada a sua validação. Não os tendo, os encarregados de educação deverão solicita-los no Portal das Finanças.

MEGA 01

Atribuição de Vouchers e Levantamento dos Manuais

A partir da plataforma terão acesso aos dados escolares do(s) seu(s) educando(s), aos vouchers correspondentes aos seus manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderão ser feitos os seus levantamentos. A validação para o levantamento de manuais escolares pressupõe a impressão dos vouchers ou a apresentação dos mesmos em formato digital.

Não havendo possibilidade para aceder à Internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola e solicitar os vouchers em papel.

MEGA 02

App móvel

A plataforma online MEGA – que também está disponível na aplicação móvel do Ministério da Educação (App “Edu Rede Escolar”) – vai gerir os pedidos que forem feitos, através de um sistema de vouchers. O registo na plataforma é gratuito e necessário para quem pretenda adquirir os manuais gratuitamente.

Após o registo efetuado, será criado um código, associado ao número de contribuinte do encarregado de educação do aluno, que permitirá o levantamento dos manuais em qualquer uma das livrarias aderentes.  A App está disponível para iPhone e Android.

Guimarães, 23 de agosto de 2018.

A Presidente da CAP
Manuela Ferreira