Ex.mo(a) Sr.(a) Encarregado(a) de Educação

Considerando que devido às exigências sanitárias causadas pelo SARS-CoV2 (COVID-19) se preveem grandes alterações na organização e funcionamento do ano letivo 2020/2021, entendemos comunicar com antecedência alguns traços gerais das mudanças já aprovadas em Conselho Geral, a fim de possibilitar às famílias o planeamento atempado das suas atividades e rotinas.

Todas as medidas aprovadas estão de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, de 20 de julho, e adequadas ao contexto do Agrupamento de Escolas João de Meira, o qual se carateriza pelo elevado número de alunos e de turmas.

O ano letivo terá início, em regime presencial, no dia 14 de setembro para o pré-escolar, 1.º ano, 5.º ano e 7.º ano, com atividades de receção e cumprimento do horário semanal a partir do dia seguinte. No dia 15 de setembro haverá atividades de receção para os restantes anos curriculares também com cumprimento do horário semanal a partir do dia seguinte.

Tendo como princípio o menor número de pessoas no menor tempo na escola, informa-se que, para este ano letivo, os horários de funcionamento serão:

 

Pré-escolar – das 9:00 às 15:30 (com oferta de AEC e ATL nos mesmos moldes do ano anterior);

1.º ciclo – 1.º e 2.º anos – das  8:45 às 17:30;

                 3.º e 4.º anos – das 9:00 às 17:30;

2.º ciclo* – 5.º e 6.º anos – das 8:00 às 13:20;

3.º ciclo* - 7.º e 8.º anos – das 13:30 às 18:50 (mais 1 turno da manhã por semana para aulas de Educação Física);

                  9.º ano – das 8:15 às 12:45 (mais 2 turnos da tarde por semana).

            * Impossibilidade de funcionamento do ATL nas instalações da EB 2, 3 Professor João de Meira.

Tendo como princípio o menor número de “cruzamentos” possível, apelamos aos encarregados de educação que os alunos sejam portadores do seu lanche da manhã/tarde e informa-se que só será permitida a permanência dos alunos na escola de acordo com o turno a que pertencem.

  

Outras Restrições no Funcionamento de Alguns Serviços

Portaria

Os horários de entrada serão desfasados.

Na entrada da EB 2,3 Professor João de Meira poderá não ser utilizada a identificação eletrónica com o cartão, para evitar aglomerações de alunos.

Os alunos e restantes utentes só serão admitidos nas instalações se tiverem a máscara colocada, com exceção dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo.

A entrada e saída de alunos, pessoal docente e não docente poderá realizar-se por diferentes portões.

 

Cantinas do 1.º ciclo

Haverá desfazamento dos horários das refeições servidas aos diferentes grupos/turmas/anos curriculares.

 

Cantina do 2.º e 3.º ciclo

Só haverá lugar a marcação de senha para os alunos com aulas a decorrer nos turnos da manhã e da tarde no mesmo dia, salvo situações de comprovada impossibilidade e vulnerabilidade das famílias para assegurar a refeição do aluno.

Existe a possibilidade de recurso a refeição na modalidade de take-away, no entanto aguardamos informações mais precisas que comunicaremos posteriormente.

Os períodos de almoço serão, sempre que possível, desfasados entre turmas/anos, de forma a respeitar as regras de distanciamento e evitando a concentração de alunos.

 

Recreios

Serão definidas zonas do recreio afetas a grupos de alunos por anos curriculares.

 

Bar

Não há condições para funcionamento do bar garantindo o distanciamento e o respeito pelas zonas afetas a diferentes grupos no recreio.

Os alunos deverão trazer lanche de casa.

Será assegurado um suplemento alimentar para os alunos que necessitem por razões motivadas por fatores de risco e/ou vulnerabilidades passíveis de comprometer o seu percurso de aprendizagem.

  

Pavilhão gimnodesportivo

Não será possível a utilização dos balneários para tomar banho.

Os alunos terão de trazer uma toalha grande (tolha de praia) para utilizar na prática de exercícios realizados no chão, uma vez que não é possível a utilização de colchões.

No dia em que têm aula de educação física os alunos deverão trazer roupa adequada à atividade física, sapatilhas e t-shirt para troca.

A disciplina de Educação Física terá 100 minutos no pavilhão gimnodesportivo e 50 minutos na sala da turma ou espaços exteriores se as condições meteorológicas permitirem.

 

Reprografia

Não serão permitidas pens. O pedido de impressão e os documentos a imprimir deverá ser feito por e-mail.

Deverá, sempre que possível, fazer-se a marcação das senhas através da plataforma SIGE.

Na fila, deverão respeitar-se as marcações no chão, de forma a garantir o distanciamento.

 

O Agrupamento tem perceção dos possíveis inconvenientes e constrangimentos causados pelas medidas a implementar, contudo, contamos com a compreensão da comunidade escolar e apelamos à importância do cumprimento das mesmas, evitando, deste modo, situações que coloquem em risco a saúde e segurança dos nossos alunos.

Como sempre, e mais ainda no contexto atual, o Agrupamento estará presente e atento de modo a responder da melhor forma possível e com a máxima brevidade a toda a comunidade escolar, contando, desde já, com a compreensão e a colaboração de todos. Só assim conseguiremos suplantar este novo desafio.

Brevemente publicaremos o nosso plano de contingência para a doença da COVID-19 com detalhe de todas as orientações e medidas adotadas.

Outros informações AQUI.

Guimarães, 5 de agosto de 2020.

A Diretora

Manuela de Jesus Torres Ferreira